• Equipe de Comunicação

Entidades distribuem mudas de árvores nativas em aldeias indígenas da região Sudoeste do Pará.

Atualizado: Fev 24

A Campanha Plantando Vidas é uma iniciativa das famílias atingidas por barragens e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de preservação do meio ambiente, além de recuperar áreas degradadas, gerando renda, melhoria da qualidade de vida e aumentando a biodiversidade.

É uma iniciativa que dialoga com o projeto Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento, uma conquista das famílias atingidas por Barragens, que vem sendo executado pela ADAI, com recursos do Fundo Amazônia.

Nas últimas semanas, a Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) em parceria com a Associação de Desenvolvimento a Vida e ao Meio Ambiente (ADEVIMA), que tem sua sede em Marabá e atua em vários municípios da região, distribuíram mais de 200 mudas de açaí e 100 mudas de Ata na Terra Indígena do Povo Aikewara Suruí, no município de São Domingos do Araguaia. Também foram distribuídas mais de 200 mudas de açaí na Terra Indígena Tekoa Pyau do Povo Guarani Mbya, no município de Jacundá/PA.

O povo Aikewara Suruí tem uma brigada própria, que são os guardiões da floresta (uma brigada de incêndio) que sempre atua no período do verão dentro da Terra Indígena. A aldeia possui também um viveiro que distribui sementes da floresta para outros povos e outras comunidades.

Para Zélia Maria Batista, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas e que atua  no CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e que esteve junto nas entregas, preservar a Amazônia é preservar a vida, e precisamos estar unidos e convictos de que precisamos urgentemente salvar as florestas, a biodiversidade, os povos tradicionais, a vida no planeta. E somente ações como essas, demonstram o comprometimento dessas organizações para com esse tema.

Para Gizely Sousa Moura, que é agente local do projeto Uso de Tecnologias Sociais para redução do desmatamento, a iniciativa reforça ainda mais os princípios do projeto, que são a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda para as famílias.

Essa ação da ADAI em parceria com a ADEVIMA pretende ampliar a doação de mudas. Ainda serão beneficiadas outras comunidades na região, principalmente agora que se iniciam as chuvas na região e começam os plantios.


3 visualizações0 comentário